Início » Ciclo Extraordinário

Ciclo Extraordinário

No ciclo extraordinário, eu trabalho com 3 opções de Ciclos de Coaching, denominados: Nano, Micro e Macro Coaching.

Nano Coaching

Sessões individuais com 1 ou 2 sessões para trabalhar uma questão específica e bem delimitada.

Trata de pequenos — porém, poderosos — ajustes de experiência, que por sua vez, levam a ajustes de rota.

Micro Coaching

Foi projetado para, aproximadamente, em 5 sessões, definir alvos, explorar possíveis impedimentos e acessar de forma efetiva os recursos necessários para resolver uma questão.

  • Sessão 1 - Mapear Situação (Pensar)
  • Sessão 2 - Constelar situação (Sentir)
  • Sessão 3 - Consolidar percepções e ancorar (Agir)
  • Sessão 4 - Planejar ações elaborando um plano de ação (Decidir)
  • Sessão 5 - Acompanhar e ancorar (Resultados)

Macro Coaching

Se configura como um ciclo que abarca várias sessões de um trabalho minucioso, cuidadoso e planejado. Esse tipo de ciclo, que ocorre em aproximadamente 3 meses, provoca transformações pessoais profundas que refletem na forma de viver.

O Ciclo Extraordinário é um ciclo de atendimentos seguindo a abordagem do Coaching Sistêmico IntegrativoA abordagem sistêmica olha além do objetivo, da meta e dos recursos. Ela considera as conexões, os relacionamentos e os processos de inter-relacionamentos: entre indivíduos, entre vivência interna, comportamento e vivência externa, entre metas, atitudes, ações e efeitos.

É uma abordagem que permite diagnosticar e buscar soluções de questões levando em consideração a relação entre os aspectos internos e externos do indivíduo, oferecendo um olhar, para a questão em foco, a partir de diferentes perspectivas. A abordagem integrativa potencializa a busca por melhores resultados por meio de quatro elementos internos: a autorresponsabilidade, a autoconfiança, a autoconsciência e a autorrealização.

O Coaching Sistêmico Integrativo pode utilizar recursos da Neurolinguística (PNL) e de constelações sistêmicas buscando identificar e quebrar os padrões existentes que atrapalham a busca de excelência de resultados. O foco é sempre no aprendizado e na solução.  

O método que eu uso no ciclo extraordinário é uma evolução que se baseou nas abordagens do:

  • Coaching Express do Condor Blanco;
  • Coaching Pensamento e Ação® (patente do Instituto Arline Davis);
  • Coaching Sistêmico do Bernd Isert; e
  • Coaching Integrativo Sistêmico IV da AICIS.

Essas abordagens se adequam a diferentes contextos, situações e objetivos, sendo flexível o suficiente para atender as necessidades do cliente (coachee).

Mas o que é Coaching?

Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de trabalho pessoal em que um treinador (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.

Nos últimos anos, o desenvolvimento do coaching foi exponencial em todo o mundo. Surgiram diversas escolas, várias linhas de pensamento, diferentes visões, abordagens diferenciadas e um sem número de aplicações para variados mercados e público alvo.

Esta explosão de oferta aparece quando a humanidade tem grandes necessidades de reformular o seu pensamento. Procura-se a eficácia com simplicidade, procura-se o desenvolvimento pessoal como forma de melhorar, procuram-se novos métodos e novas metodologias, procura-se algo, pois sabemos que algo tem que mudar.

O coaching apareceu como uma das ferramentas que procura resolver muitas destas questões e dar respostas aos anseios prementes da humanidade. Paralelamente, muitas outras metodologias apareceram, com o objetivo de dar resposta a esta procura urgente.

Todas estas metodologias utilizam diversas ferramentas, olham de maneira diferente para os problemas, têm um processo de aplicação diferenciado, mas têm algo em comum: o desenvolvimento do Homem e da Humanidade.

O desenvolvimento da visão sistêmica para apoiar o desenvolvimento do Homem e da Humanidade é um grande desafio. O que você pode decidir fazer agora para se transformar na pessoa que precisa ser para ter o que deseja?