Início » Constelações Sistêmicas: Familiares e Organizacionais

Constelações Sistêmicas: Familiares e Organizacionais

A Constelação Sistêmica é uma ferramenta à serviço da vida observada e desenvolvida pelo  terapeuta alemão Bert Hellinger. Ela permite ver nossos emaranhados e trazer as dinâmicas ocultas que atuam em nossa vida para a consciência.

Você desempenha um papel muito importante nos sistemas dos quais é parte. A tomada de consciência é o primeiro passo para a transformação e o equilíbrio. A Constelação oferece a possibilidade de perceber, entender e organizar  os seus papéis nos sistemas dos quais faz parte. A partir da tomada de consciência, cria a oportunidade de trazer equilíbrio, realinhamento, de estabelecer a ordem com amor.

Essa  abordagem tem vasta aplicação graças aos seus efeitos esclarecedores no campo das relações humanas, como na relações familiares nas relações interpessoais nas organizações .

O método que eu uso nas Constelações se baseia nos ensinamentos do Bernd Isert; na formação em Constelações Hellinger sciencia® de Bert e Sophie Hellinger  transmitidos pela Hellinger®schule; nas constelações Sistêmicas & PNL do Instituto Você; na formação de Constelação familiar para atendimento individual, de casais e à distância, com bonecos® Técnica desenvolvida por Vera Bassoi.

Eu trabalho tanto com constelações com representantes quanto constelações com bonecos buscando soluções sistêmicas. A constelação com representantes é a forma original da técnica da “constelação” em que o constelado escolhe pessoas voluntárias para representar os membros do sistema.  Em situações que exigem confidencialidade e privacidade é possível utilizar a constelação com bonecos  que se movimentam.

Constelações Sistêmicas Familiares

A constelação sistêmica familiar é vista hoje pelo seu criador, o psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, como uma ciência: a ciência de todas as relações humanas. Ela traz uma nova maneira de olhar e lidar com a vida. E por ser capaz de transformar efetivamente nossas relações, ela tem efeitos terapêuticos profundos.

Constelação Sistêmica com bonecos.

Constelações Sistêmicas para Organizações

A visão sistêmica aplicada ao contexto organizacional é uma nova maneira de pensar e atuar nas empresas.

O trabalho com Constelações Organizacionais permite uma leitura clara do diagnóstico de travas e conflitos dentro de estruturas complexas.  Através da colocação das redes de relações que compõem o sistema, cria-se uma imagem concreta e dinâmica da estrutura analisada, das travas e dos conflitos ou crises reais. Ficam assim expostos às forças do sistema, formando um campo sinergético onde todos podem experimentar o ambiente de solução que, dentro de um trabalho convencional de análise, levaria muito mais tempo para reunir a mesma quantidade de informações e envolveria custos muito maiores, tratando fatos e situações isoladas.

Este método permite junto  com a direção e o RH de sua empresa, realizar um diagnóstico organizacional sistêmico para solucionar algumas questões da organização.

São realizadas intervenções dentro de um processo de desenvolvimento que atende às necessidades previamente diagnosticadas na organização. Tais processos, em geral, trabalham tanto a dinâmica do sistema organizacional quanto o sistema humano.

Constelação Organizacional com a equipe comercial da Club-FM